Euterpe Santa Luzia

Euterpe Santa Luzia

A Banda de Música Euterpe Santa Luzia, da cidade de Caetanópolis - MG, foi fundada em 1917 pelo então gerente da Fábrica do Cedro, Sr. Antonino Pinto Mascarenhas, juntamente com o Sr. José Antônio da Silva. A banda vem, ao longo dos anos, comprovando sua tradição de qualidade musical, sempre participando de eventos variados, destacando o nome de sua mantenedora, a Cia. Cedro e Cachoeira, bem como de Caetanópolis e região.

Em 1957, a banda ganhou o concurso de bandas civis de Minas Gerais, recebendo o título de melhor banda civil do Estado. Em 1960 gravou um "LONG PLAY" e participou do programa "LIRA DE XOPOTÓ", na rádio Nacional do Rio de Janeiro. Em 1996, foi especialmente convidada pelo Coral Dom Silvério para participar da gravação de um CD. Em 1997, gravou um CD com a participação do Coral Palestrina de Belo Horizonte. Além disso, participou, convidada pela Cúria da Arquidiocese de Belo Horizonte, da cerimônia comemorativa dos 40 anos de atividades eclesiásticas do Cardeal Arcebispo Dom Serafim Fernandes de Araújo, realizada em 07 de maio de 1999, quando mais uma vez brilhou.

Em 2001, a Euterpe Santa Luzia foi convidada para fazer a abertura do XI Congresso da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil, no Palácio das Artes em Belo Horizonte.


A Euterpe Santa Luzia foi regida por muitos anos pelo maestro José Araújo Cardoso (Zé Bedeu) que, com grande dedicação, difundiu a música na região e formou centenas de bons músicos. Após seu falecimento,  a corporação esteve sob a batuta do maestro Valdomi Carneiro do Nascimento, que desenvolveu um trabalho de alto nível com seus músicos. Valdomi já foi regente da conceituada banda de música do CIAAR - Belo Horizonte (Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica).


A partir de janeiro de 2016, a  Prefeitura Municipal de Caetanópolis passou a ser a mantenedora da Euterpe Santa Luzia e a regência passou a ser do maestro Basílio Ribeiro Nascimento Júnior.


Composição da Euterpe Santa Luzia em 1972




Apresentação da Banda de Música Euterpe Santa Luzia na abertura do XI Congresso da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil, no Palácio das Artes, em julho de 2001





Apresentação da Euterpe Santa Luzia no 7º Festival Cultural Clara Nunes, em 2012.